SÍMBOLO UNIVERSAL DA ACESSIBILIDADE
De acordo com a ONU - Organização das Nações Unidas, essa figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo simboliza a inclusão de pessoas com todas as qualidades em todos os lugares, representando a harmonia entre o ser humano e a sociedade.
O símbolo foi desenhado em 2015 pela Unidade de Desenho Gráfico do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas, em Nova York, a pedido da Divisão de Reuniões e Publicações do Departamento de Assembleia Geral e Gestão de Conferências das Nações Unidas. Inclui a acessibilidade à informação, serviços, tecnologias de comunicação, bem como o acesso físico. O logotipo simboliza a esperança e a igualdade de acesso para todos. Ele foi revisto e selecionado pelos Grupos Focais sobre Acessibilidade, trabalhando com a Força-Tarefa Internacional sobre acessibilidade no Secretariado das Nações Unidas.
O símbolo foi proposto pela ONU em 2015, mas continua sendo pouco utilizado. É muito mais comum encontrarmos outros símbolos de acessibilidade que indicam deficiências específicas, como o desenho de um cadeirante branco sobre um fundo azul, que é o símbolo internacional de acesso.
Mas, se já existem todos os outros símbolos, por que propor mais um?
O novo símbolo foi proposto tendo em vista o fato de que acessibilidade é um conceito mutável ao longo do tempo e é abrangente, integrando o acesso físico, social e intelectual. Assim, acessibilidade diz respeito às adequações físicas dos espaços, mas também à adequação de atitudes e produtos ofertados, ou seja, para que seja possível, ela requer mudança de comportamento. Ou seja, acessibilidade não é uma questão exclusiva de pessoas com deficiência.
Este novo símbolo foi criado porque os outros símbolos relacionados à deficiências não abrangem o conceito de acessibilidade em sua totalidade e nem representam todos os tipos de deficiência. Essa foi mais uma iniciativa a fim de praticar e incentivar a inclusão.
E aí, vamos ajudar a divulgar o SÍMBOLO UNIVERSAL DA ACESSIBILIDADE?
Comments