top of page
Foto do escritorMariana Oliveira Arantes

Versalhes: quando ir | transportes | atrações | quanto custa

Atualizado: 23 de mai. de 2023

A MORADA DO REI SOL


Em Versalhes é possível visitar o maior palácio da França, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1979. Separe um dia inteiro para conhecer o local, que conta com 2.300 quartos em uma área de 63.154 metros quadrados. Nem todas as partes são abertas às visitação, mas você pode conhecer partes do palácio, os jardins, o parque e a propriedade Trianon.

Fotografia de duas mulheres em pé e uma mulher em cadeira de rodas em frente à um palácio antigo luxuoso

Foto @jefferson_photo

Quando ir?

Lembre que na França as estações do ano são bem marcadas, com mudanças de paisagens que fazem com que cada época tenha o seu próprio charme. O verão (de junho a setembro) é quente, podendo chegar a 30 graus, com possibilidade de chuvas e dias mais longos, com pôr do sol às 22 horas. Devido às férias escolares que ocorrem nessa época, é considerada alta temporada. O inverno (dezembro a março) tem dias muito frios, com temperaturas abaixo de 0 graus, com a possibilidade de escurecer às 17 horas e nevar. As temperaturas mais amenas ocorrem no Outono e na Primavera, quando você pode apreciar os jardins floridos e preços menos altos. Assim, em cada estação do ano Versalhes oferecerá uma paisagem diferente, com os jardins cobertos de neve no inverno e cheios de verde e flores na primavera. Cabe à você escolher!


Movimentando-se

 
Figura de uma lâmpada

DICA DA MARI


Tenha em mente a imensidão de Versalhes quando planejar sua visita. Há muitas opções de passeios, com acessos distintos para cada um. É importante saber o que quer ver e qual será sua rota para comprar os ingressos.

 

Place d’Armes, 78000 Versailles

COMO CHEGAR:

TREM

Há 3 estações em Versalhes:

A linha C do trem RER chega na estação Versailles Château - Rive Gauche, 10 minutos a pé do palácio.

Os trens da SNCF que saem da estação Gare Montparnasse chegam na estação Versailles Chantiers, 18 minutos a pé do palácio.

Os trens da SNCF que saem da estação Gare Saint Lazare chegam na estação Versailles Rive Droite, 17 minutos a pé do palácio.


ÔNIBUS

A linha de ônibus RATP 171 faz o percurso entre Pont de Sèvres (terminal da linha 9 do metrô em Paris) e o Palácio de Versalhes em 30 minutos, se não tiver trânsito.


CARRO

Devido à distância das estações de trem, recomendo o uso de carro para pessoas com mobilidade reduzida. Há estacionamento pago (12 euros) em frente ao Palácio, na Place d'Armes, aberto 24 horas. Também há estacionamento pago no parque do Palácio, acesso pelo portão Queen’s Gate das 9 às 16 horas e 50 minutos e pelo Saint Anthony's Gate das 9 às 17 horas e 50 minutos nos finais de semana. Os estacionamentos do Palácio são gratuitos para PCD. O estacionamento de acesso pelo portão Neptune é reservado para PCD.

ACESSO INTERNO:

A entrada principal para Versalhes é pelo Main Courtyard. Você pode escolher o tipo de bilhete que quer comprar: visitar apenas o Palácio, apenas o Trianon ou todo o complexo.

Para visitar apenas o Estate of Trianon, que é aberto a partir das 12 horas, vá direto à entrada do Grand ou do Petit Trianon, onde também há bilheteria.

Há acessos de entrada da cidade para o parque para pedestres na alta temporada: Main Gate (das 8 às 20 horas e 30 minutos)

Queen's Gate (das 7 às 20 horas e 30 minutos)

Sailors' Gate (das 9 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos)

Saint Anthony's Gate (das 9 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos)

Tenha em mente que a distância do Palácio até os Jardins e o Parque é de 30 minutos a pé. Você também pode alugar um carrinho elétrico ou o trenzinho do local.


O QUE FAZER

Seu dia em Versalhes pode ser dividido entre o Palácio, o Parque, os Jardins, o Grand Trianon e os Domínios de Maria Antonieta. No local são realizados vários eventos como Grandes Águas Musicais nos jardins, concertos na ópera ou na capela real, entre outros. Veja a programação no site www.chateauversailles.fr


Palácio de Versalhes

Símbolos de acessibilidade

Símbolos de acessibilidade

Símbolos de acessibilidade


O Palácio de Versalhes é um dos principais pontos de atração turística da Europa. O local tem uma área de mais de 63 mil metros quadrados, com uma arquitetura esplendorosa, diversas obras de arte e jardins belíssimos. O palácio foi residência da família real entre 1682 e 1789 e sua construção é marcada por luxo e acontecimentos marcantes da história francesa, como a Revolução Francesa. Entre os monarcas que lá moraram encontram-se Luís XIV, Luís XV e Luís XVI, junto com sua esposa, Maria Antonieta. Na visita ao palácio é possível conhecer os aposentos do Rei e da Rainha, a capela real, áreas de convivência e a famosa Sala dos Espelhos, símbolo do luxo das monarquias absolutas na Europa.

Foto @jefferson_photo


No quesito acessibilidade, o Palácio serve bem à diversos públicos. A passarela externa é facilmente identificável, os balcões da Recepção são acessíveis, há elevadores para acesso a todos os cômodos abertos aos visitantes, bem como bancos para sentar nas áreas de recepção e museu. Você pode usar cadeiras de rodas disponíveis no Pavilhão Gabriel. Os banheiros são acessíveis e equipados com alarmes sonoros em caso de emergência. Os restaurantes também são acessíveis. São permitidos cães-guia. Na área de recepção do Pavilhão Dufour, na entrada A, os visitantes podem explorar modelos 3D e mapas táteis com caracteres em BRAILE e letras ampliadas representando o Palácio de Versalhes e seus objetos. O Palácio de Versalhes tem parceria com uma associação chamada 'Souffleurs d'Images', que fornece guias gratuitos - estudantes de arte ou artistas treinados - que se voluntariam para acompanhar visitantes com deficiência visual e sussurrar para eles descrições de coisas que não podem ver. É possível solicitar áudio guias equipados com loops de indução e controle de volume. Você também pode fazer o download do aplicativo do Palácio gratuitamente para smartphones e tablets Android e iOS. O app ajuda a se localizar no complexo por meio de um mapa interativo que pode ser usado sem estar conectado à internet. Guias visuais em Língua de Sinais Francesa (FSL) estão disponíveis para visitas aos aposentos do Rei e ao Salão dos Espelhos. Visitas guiadas acessíveis usando FSL ou leitura labial estão disponíveis mediante solicitação.


FUNCIONAMENTO:

O Palácio abre de terça a domingo, das 9 às 18 horas e 30 minutos

Os Jardins fecham às 20 horas e 30 minutos

A Gallery of Coaches abre aos sábados e domingos, das 12 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos. Acesso gratuito.


Estate of Trianon

A Propriedade de Trianon inclui o Grand Trianon, o Petit Trianon, os Domínios de Maria Antonieta e uma variedade de jardins ornamentais. O Grand Trianon é um pequeno palácio refinado, construído em mármore rosa. O rei Luís XIV viveu no local com sua família. O Petit Trianon era o preferido de Maria Antonieta e inclui seu jardim anglo-chinês. Já os Domínios de Maria Antonieta era seu local de refúgio no campo e trata-se de um espaço de difícil acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Há rampas de acesso nas entradas dos palácios Trianon, porém, no Grand Trianon, apenas o interior pode ser visitado, e no Petit Trianon, apenas os jardins são acessíveis. Há cadeiras de rodas disponíveis no Petit Trianon para visitas no andar térreo.


FUNCIONAMENTO:

O Estate of Trianon abre de terça a domingo, das 12 às 18 horas e 30 minutos


Jardins de Versalhes

Uma das grandes atrações de Versalhes são os mais de 800 hectares de jardins que rodeiam o Palácio. Idealizado pelo paisagista André Le Nôtre, os jardins começaram a ser criados em 1661 e levaram 40 anos para serem finalizados, visto a complexidade e dimensão de sua estrutura. Nos jardins podemos relaxar e admirar os canteiros de flores, lagos, fontes e uma flora diversa. O jardim é enorme e nem todas as suas partes são acessíveis à pessoas com mobilidade reduzida devido à degraus e pavimentos de pedras e terra/areia.

Foto @jefferson_photo


O acesso ao Palácio e ao Estate of Trianon é gratuito para menores de 18 anos e PCD com acompanhante. É necessário reservar o bilhete e ir à entrada A no Dufour Pavilion.


Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares!


Você também pode me seguir no Youtube e Instagram para mais conteúdo sobre cultura, lazer, acessibilidade e inclusão.


Receba em seu e-mail nossas novidades e cortesias, se cadastre aqui!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page