Se você é do estilo bicho-grilo e adora ouvir histórias fantásticas à luz das estrelas, São Thomé das Letras é para você! Some à energia hippie da cidade uma paisagem natural cheia de cachoeiras e grutas e você encontra o cenário para repor suas energias.
Foto @jefferson_photo
A cidade localiza-se no interior do estado de Minas Gerais, a 1400 metros de altitude. Estamos falando de uma região montanhosa marcada por um vale repleto de cachoeiras, grutas e trilhas, ou seja, espaço ideal para o ecoturismo. Há muitas trilhas para bicicleta e encontros de motocross e off road. Por mais que muitas dessas atividades não sejam acessíveis para todos os públicos, podendo ter alguma dificuldade para pessoas com mobilidade reduzida, acredito que um simples passeio pelo centro histórico e pelo Parque Municipal Antônio Rosa já valem a visita. A mística cidade das pedras é um dos destinos preferidos para os amantes de comunidades alternativas, locais de grande energia e observadores de objetos voadores não identificados.
Minhas sugestões de experiências
Centro histórico
Foto @jefferson_photo
O centro histórico da cidade foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em 1996. A Igreja Matriz começou a ser construída em 1785. A Igreja de Pedra, tombada em 1985, também é do século XVIII. Caminhar pelas ruas de pedras e observar as construções de pedras encaixadas típicas do local aguça a curiosidade pelas histórias contadas pelos habitantes mais antigos. No centro encontram-se pousadas, bares e restaurantes frequentados pelas figuras mais inusitadas possíveis. Eu adoro bater papo com os poetas, artesãos e músicos que ainda acreditam na utopia de uma comunidade alternativa.
Foto @jefferson_photo
DICA DA MARI
Não deixe de conhecer o Parque Municipal Antônio Rosa. Em seu local mais alto está o Mirante e a Casa Pirâmide, com vista privilegiada para a região. Em noites sem nuvens, o céu estrelado é de arrepiar de tão lindo.
Cachoeira da Eubiose
Foto @jefferson_photo
Cerca de 3.8 quilômetros seguindo pela estrada que vai para Baependi, está a cachoeira da da Eubiose. Local de águas cristalinas e quedas pequenas, agrada a todos os públicos pela beleza da paisagem.
Gruta do Sobradinho
Foto acervo pessoal
Localizada no bairro do Sobradinho, a gruta é uma formação arenítica com 100 metros de extensão, 6 metros de altura e 3 metros de largura. Dentro da gruta existem pequenos poços de água e piscinas naturais. A entrada não é fácil para pessoas com mobilidade reduzida. Eu consegui acompanhar meu grupo e gostei da experiência.
Foto acervo pessoal
Cachoeira da Lua
Foto acervo pessoal
A Cachoeira da Lua localiza-se a cerca de 6 quilômetros de São Thomé das Letras, na estrada para o povoado de Sobradinho. Uma das diversões é saltar na cachoeira com uma corda que fica presa nas árvores, mas, cuidado, porque o poço é fundo.
Pedreira
Foto acervo pessoal
São Tomé das Letras foi edificada sobre um largo depósito mineral de quartzito, que é conhecido como “pedra de São Tomé”. Este mineral está presente na pavimentação de bordas de piscinas, na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e na elaboração do artesanato local. A vista da pedreira de onde se retira o mineral é muito bonita.
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Você também pode me seguir no Youtube e Instagram para mais conteúdo sobre cultura, lazer, acessibilidade e inclusão.
Receba em seu e-mail nossas novidades e cortesias, se cadastre aqui!
Commentaires