Vista do edifício Altino Arantes, que abriga o Farol Santander São Paulo
Foto @jefferson_photo
MUSEUS, CENTROS CULTURAIS:
Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo é uma das minhas dicas de São Paulo. Trata-se de um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. É o Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo. Além das obras expostas dentro do prédio, vale a visita pela linda arquitetura do edifício.
Foto @jefferson_photo
PROGRAMA EDUCATIVO PARA PÚBLICO ESPECIAL (PEPE)
Este programa busca promover o acesso de grupos de pessoas com deficiências sensoriais, físicas e intelectuais à Pinacoteca por meio de uma série de abordagens e recursos multissensoriais. As visitas educativas são realizadas por educadores especializados, inclusive em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, por uma educadora surda. O PEPE também realiza cursos de formação para profissionais interessados em usar a arte e o patrimônio como recursos inclusivos e desenvolve publicações para o público deficiente visual e auditivo. Para garantir a autonomia de visitação ao público com deficiência visual, foi desenvolvida a Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras e um vídeo guia para o público surdo.
Para mais informações sobre este programa, contate pelo telefone 3324-0945 ou pelo e-mail educaespecial@pinacoteca.org.br
Fonte: https://pinacoteca.org.br/
Foto @jefferson_photo
Quarta a segunda: entrada das 10 às 17 horas e permanência até às18 horas
Quinta: entrada a partir das 18 horas é gratuita, com permanência até às 20 horas
Sábado: entrada gratuita
Adultos 20 reais Estudantes/Professores/PCD com acompanhante 10 reais Entrada gratuita: Maiores de 60 anos e menores de 10 anos
(Preços de junho 2022) Praça da Luz 02, São Paulo
Museu de Arte de São Paulo - MASP
Fonte acervo pessoal
O MASP, Museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais.
Além da mostra de longa duração de seu Acervo em transformação, realiza-se, ao longo do ano, uma ampla programação de exposições coletivas e individuais.
Fonte acervo pessoal
O calendário de exposições é complementado pelos programas desenvolvidos pelo núcleo de mediação e inclui seminários internacionais, palestras realizadas mensalmente no primeiro sábado de cada mês, o programa MASP professores, oficinas, cursos no MASP escola e programação de filmes e vídeos.
Fonte: https://masp.org.br/
Fonte acervo pessoal
Terça grátis: das 10 às 20 horas
Quarta a Domingo: das 10 às 18 horas
Segunda: Fechado
Adultos 50 reais Estudantes/Professores 25 reaisMaiores de 60 anos 25 reais
Entrada gratuita: menores de 11 anos, PCD e acompanhante
(Preços de junho 2022)Avenida Paulista, 1578, São Paulo
Museu da Imigração
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás e o relacionamento construído ao longo dos anos com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado.
O Museu possui recursos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e deficiências visual e/ou auditivas. Os espaços contam com elevadores; piso, maquete e mapas táteis; vídeos com conteúdo em LIBRAS da exposição de longa duração e equipe disponível para instruções básicas em LIBRAS.
De terça a sábado, das 9 às 18 horas e domingo das 10 às 18 horas
Adultos 10 reais Estudantes/Professores/Acima de 60 anos 5 reais Menores de 7 anos/PCD: gratuito
Entrada gratuita aos sábados
(Preços de junho 2022) Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca
Fonte: https://museudaimigracao.org.br
Museu da Língua Portuguesa
Por ter como tema um patrimônio imaterial, o Museu faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é acessível para todos os públicos. Conta com rampas, pisos podo táteis, banheiros adaptados, recursos de acessibilidade no espaço expositivo e equipes treinadas para receber todos os visitantes.
Terça a domingo, das 9 às 16 horas e 30 minutos, com permanência até às 18 horas
Adultos 20 reais
Estudantes/Professores 10 reais
Grátis aos sábados
Crianças até 7 anos/PCD com acompanhante: gratuito
(Preços de junho 2022)
Estação da Luz, Praça da Luz, sem número, Centro, São Paulo
Fonte: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
Museu Catavento
O Museu abriga acervos com tipologias ligadas à ciência e a tecnologia. Aqui você encontra desde locomotivas, aviões, fósseis até acervos vivos, como peixes e borboletas.
Foto: acervo pessoal
Surpreenda-se em cada uma das 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Foto @jefferson_photo
DICA DA MARI
Este é um dos passeios mais baratos para aproveitar
um dia de lazer com muita diversão e instrução em São Paulo!
Terça a domingo das 09 às 17 horas. Bilheteria fecha às 16 horas
Adultos 15 reais
Estudantes/Acima 60 anos/PCD com acompanhante 7 reais e 50 centavos
Crianças até 7 anos/Professores: gratuito
Grátis às terças
(Preços de junho 2022)
Avenida Mercúrio, sem número, Parque Dom Pedro II, Centro, São Paulo
Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência tem como missão a valorização e a preservação das memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, especialmente no período da ditadura civil-militar. Realiza-se este trabalho por meio da educação, da pesquisa, além da organização de exposições temáticas. Entre 1940 e 1983, no espaço funcionava o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país. Por isso, a sede tem enorme valor histórico e simbólico.
Os espaços são amplos, livres de obstáculos, facilitam a circulação das pessoas, possuem rampas, assim como piso podotátil, áreas de descanso, bebedouros, mesas, vãos e banheiros adequados. Parte do espaço expositivo está disponível para o toque. Conta também com cadeiras de roda para o uso no local. As imagens e textos das exposições estão na altura recomendada para pessoas cadeirantes ou com baixa estatura. Também dispõe de maquetes e pranchas táteis, materiais de apoio em BRAILE e multissensoriais, janelas de LIBRAS, vídeos com áudio descrição, pranchas de comunicação alternativa, materiais concretos e roteiros que privilegiam o pareamento para pessoas com deficiência intelectual.
Aberto de quarta a segunda feira, das 10 às 18 horas
Fechado às terças-feiras
Entrada gratuita
Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, São Paulo
Fonte: memorialdaresistenciasp.org.br
Museu de Arte Contemporânea - MAC USP
O Museu de Arte Contemporânea de São Paulo tem sua sede no Parque do Ibirapuera, em um belo prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A visita já vale só por conhecer uma das obras arquitetônicas de Niemeyer. Não bastasse isso, você ainda visita GRATUITAMENTE 8 andares de exposições de arte.
O Museu foi criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo. Hoje possui mais de 5 mil obras de arte como pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações. Durante a visita você vê de pertinho obras de artistas como Pablo Picasso, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Kandinski.
É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantendo à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral a biblioteca Lourival Gomes Machado e um importante arquivo documental. É um pólo formador de novos profissionais nas áreas de teoria, história e crítica de arte, além daquelas conectadas aos universos da museologia e da museografia.
Os espaços são amplos, livres de obstáculos, facilitam a circulação das pessoas, possuem rampas, assim como piso podotátil, áreas de descanso, bebedouros, vãos e banheiros acessíveis. Conta também com cadeiras de roda para o uso no local. No terraço é possível ter uma vista incrível da cidade de São Paulo, com ícones da arquitetura da cidade e visão do Parque Ibirapuera. Inclusive, uma boa pedida é aproveitar o passeio no Museu e esticar até o Parque, já que basta atravessar a avenida. No terraço há o Vista Restaurante, liderado por um chef premiado.
Aberto de terça a domingo, das 11 às 21 horas
Entrada e estacionamento gratuitos
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, São Paulo
Museu do Futebol
Por incrível que pareça, o Museu do Futebol não é apenas para os amantes do futebol. Localizado no avesso das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu é um dos mais visitados do país. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
O Museu é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física como escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas, quanto de acessibilidade comunicacional como audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc. A Praça Charles Miller tem centenas de vagas de estacionamento pagas da Zona Azul, bem na frente do Museu.
No local também funciona o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que possui a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.
Aberto de terça a domingo, das 09 às 17 horas
Praça Charles Miller, sem número, Estádio Pacaembu, São Paulo
Farol Santander
Localizado no centro de São Paulo, ao lado do Mosteiro de São Bento, o Farol Santander conta com um acervo de memória fixo e exposições em exibição por um tempo limitado.
Foto @jefferson_photo
Você poderá visitar o Hall, Loja da Cidade, Café do Hall, Espaço Memória, Vista 360 graus por Vik Muniz, as exposições, Mirante e Café do andar 26 e o Boteco do andar 28. Esta visita não inclui a utilização da Pista de skate do andar 21, Arena do andar 8, Loft do andar 25 e os espaços gastronômicos (Bar do cofre e Cozinha do andar 31).
A visita ao Hall, Loja da Cidade, Boteco do andar 28 e Café do Hall é gratuita.
Foto @jefferson_photo
A entrada é acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O prédio possui elevadores, rampas e banheiros adaptados. Educadores são treinados para realizar visitas acessíveis.
Aberto de terça a domingo, das 09 às 20 horas
Adultos 30 reais
Estudantes/Professores/Acima 60 anos/PCD com acompanhante 15 reais
Crianças até 2 anos: gratuito
(Preços de junho 2022)
Rua João Brícola, 24, Centro, São Paulo
Sesc Avenida Paulista
A unidade do Sesc São Paulo da Avenida Paulista fica em um prédio de 17 andares com várias atividades gratuitas a todos os públicos. No térreo há uma praça interna, que é um espaço multiuso para apresentações de várias linguagens artísticas, atividades esportivas e educativas. É um ótimo lugar para dar uma paradinha durante seu passeio pela Avenida Paulista.
No segundo andar do prédio é possível visitar a Loja Sesc, com diversos artigos interessantes e uma variedade de livros da editora Sesc. O andar de número 13 é reservado para as exposições de arte temporárias. Vale a pena ficar de olho na programação.
Como todas as unidades do Sesc, há uma preocupação com a acessibilidade do local e das atividades. A acessibilidade física é garantida por rampas de acesso, elevadores, sanitários adaptados, assim como adaptações para uso da biblioteca, restaurante, lanchonete e exposições de arte. No andar 15 a biblioteca possui equipamentos especializados para leitores com deficiência visual parcial ou total como scanner de voz, linha BRAILLE e ampliador de caracteres e imagens. Eu testei e tudo estava funcionando bem.
Mas o ponto alto da sua visita ao Sesc Avenida Paulista é a visita ao andar 17, onde há um mirante de vidro para avistar a Paulista de uma forma muito linda. O local é bastante concorrido, por isso é necessário agendar um horário para tomar um lanche no Café Terraço e apreciar essa vista linda de São Paulo.
Aberto de terça a sexta feira, das 10 às 21 horas e 30 minutos. Sábados, das 10 às 19 horas e 30 minutos. Domingos e feriados, das 10 às 18 horas e 30 minutos.
Entrada gratuita
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Instituto Tomie Ohtake
O Instituto destaca-se por ser um dos raros espaços da cidade especialmente projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. Além de um programa de exposições marcante na cena cultural brasileira e que se desdobra em outras atividades como debates, pesquisa, produção de conteúdo, documentação e edição de publicações, o Instituto Tomie Ohtake desenvolve, desde a sua fundação, ampla pesquisa no ensino da arte contemporânea.
O Instituto possui elevadores para acesso aos visitantes com mobilidade reduzida, além de cadeiras de roda manuais e motorizadas. Os banheiros possuem trocadores para bebês. O Instituto oferece visitas guiadas em LIBRAS, audiodescrição e outras ações acessíveis, por meio de seu Programa de Acessibilidade.
Terça a domingo, das 11 às 20 horas
Entrada gratuita
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo
Entrada pela Rua Coropés, 88
Fonte: https://www.institutotomieohtake.org.br/
ARQUITETURA:
Theatro Municipal
A luxuosa construção, visivelmente influenciada por teatros de ópera da Europa, foi erguida como símbolo das aspirações da alta sociedade paulistana que, com a fartura do ciclo do café, desejava uma casa de espetáculos à altura de suas posses e pretensões europeias para receber os grandes artistas da música lírica e do teatro.
Foto @jefferson_photo
O Teatro oferece uma Visita Educativa que passa por diversos espaços do edifício e conta um pouco da sua história. Você também pode conhecer o Teatro comparecendo a uma das apresentações da Programação. Não pense que o Teatro não está ao seu alcance, há apresentações gratuitas e ingressos a partir de 5 reais.
Foto: acervo pessoal
DICA DA MARI
Aproveite a programação para conhecer as emoções de uma ópera!
Visitas em LIBRAS para surdos com agendamento prévio via e-mail educacao@theatromunicipal.org.br
Praça Ramos de Azevedo, sem número, Sé, São Paulo
Fonte: https://theatromunicipal.org.br/
Estação da Luz
A Estação da Luz ocupa 7,5 mil metros quadrados do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter.
Foto @jefferson_photo
A Estação da Luz é uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo. Se você gosta de trens, aproveite para conhecer o Expresso Turístico da CPTM e embarque em uma viagem pelo tempo. Atualmente há três opções de trajeto: Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba. O trem sai da Estação da Luz da CPTM.
Foto @jefferson_photo
Funcionamento: todos os dias, das 4 às 24 horas Praça da Luz, 1, Luz, São Paulo (Metrô Luz) Grátis
Fonte: www.estacaodaluz.org.br
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Você também pode me seguir no Youtube e Instagram para mais conteúdo sobre cultura, lazer, acessibilidade e inclusão.
Receba em seu e-mail nossas novidades e cortesias, se cadastre aqui!
Comentarios