top of page
Foto do escritorMariana Oliveira Arantes

Rio de Janeiro: quando ir | transportes | atrações ao ar livre

Atualizado: 23 de mai. de 2023

A Cidade Maravilhosa aguça a imaginação de quem ainda não esteve por lá. Sua fama ultrapassa as fronteiras brasileiras e atrai visitantes do mundo todo em busca de suas belas paisagens, de sua cultura e de tantas histórias cantadas sobre a cidade. Quer você goste do sotaque local ou não, a verdade é que muita gente quer sentir como é andar pelas calçadas de Copacabana, a famosa princesinha do mar, ou abrir os braços saudando o Cristo que recebe aos visitantes.

Fotografia de vista aérea da cidade do Rio de Janeiro, com o Morro da Urca ao fundo

Foto @jefferson_photo


A cidade é o maior destino turístico internacional do país e conta com mais de 6 milhões de habitantes circulando por suas praias, ruas e avenidas. O Rio atrai tanto pelas belezas naturais, quanto pela cultura local, marcada por uma história que consagrou a cidade como um dos retratos do Brasil.


Quando ir?

Na cidade os verões são quentes e úmidos e os invernos são quentes e ensolarados. Nas áreas interiores, temperaturas acima de 40 graus são comuns durante o verão, enquanto temperaturas máximas acima de 23 graus podem ocorrer mensalmente. No verão, podem ocorrer chuvas fortes e tempestades.


Movimentando-se

Com cerca de 1200 quilômetros quadrados de área, a cidade se desenvolveu comprimida entre montanhas e morros. O Rio conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado "Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera" pela UNESCO; o Complexo da Quinta da Boa Vista; o Jardim Botânico; o Jardim Zoológico do Rio; o Parque Estadual da Pedra Branca e o Passeio Público. Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão e inclui mais de cem ilhas que ocupam 37 quilômetros quadrados. Com uma geografia tão complexa, há uma grande variação das condições dos pavimentos pela cidade. No quesito acessibilidade, a maior parte dos pavimentos públicos não são adequados à uma diversidade de públicos.


METRÔ/ TREM

Fotografia de um vagão de trem moderno passando por um muro com grafitis coloridos

Foto @jefferson_photo

O MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. O metrô desenvolveu um projeto de pentes prolongadores de plataforma (“Gap Fillers”) com sistema automático de iluminação, que reduzem o espaço do vão e direcionam a atenção dos usuários para evitar quedas e tropeços no momento do embarque ou do desembarque. Nas estações e plataformas há mapas táteis do entorno e piso podotátil direcional e de alerta. Rampas e elevadores estão disponíveis em algumas estações. Sugiro consultar o site oficial para confirmação sobre a existência de recursos de acessibilidade, rotas, tarifas e horários:


Outra opção de transporte público na cidade é o VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) que interliga a Região Portuária ao centro financeiro da cidade e Santos Dumont. São três linhas em operação fazendo os percursos Praia Formosa - Santos Dumont (Linha 1), Praia Formosa - Praça Quinze (Linha 2) e Central - Santos Dumont (Linha 3). O sistema é conectado a ônibus convencionais, metrô, trens, barcas, terminal de cruzeiros, além do aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária do Rio.

No quesito acessibilidade, as paradas do VLT ficam a cerca de 20 centímetros de altura, niveladas com as composições e são dotadas de rampas suaves e antiderrapantes que facilitam o acesso. Cada plataforma dispõe de piso podotátil e faixas em alto relevo. O acesso às plataformas conta com sinalização em BRAILE nos corrimãos, informando nome da parada e sentido. Consulte rotas, horários e tarifas:


Mapa das estações do metrô do Rio de Janeiro

Já a SuperVia opera o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Infelizmente, as estações de trem são antigas, muitas não têm banheiros públicos, nem recursos de acessibilidade. Em algumas estações a plataforma não tem o mesmo nível do piso dos trens.

Mapa com as estações dos trens do Rio de Janeiro

BARCAS

A CCR Barcas é a única concessionária de serviços públicos dedicada à operação de transporte de massa no modo aquaviário, com direito de atuação no Estado do Rio de Janeiro, transportando, em média, 40 mil passageiros por dia. A concessionária tem 15 embarcações e opera seis linhas em cinco estações : Praça Quinze, Praça Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas. Acesse os horários e tarifas no site oficial: https://www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas


Gratuidades

Pessoas com idade superior a 65 anos têm direito à gratuidade, com apresentação de documento com foto.

Estudantes da Rede Pública dos ensinos Fundamental e Médio têm direito à gratuidade no trajeto casa-escola-casa. É obrigatória a apresentação do cartão.

Pessoas com deficiência física comprovada têm direito à gratuidade, além de pessoas com doença crônica física ou mental, que exija tratamento continuado, com respectivo acompanhante, desde que possuam passe especial contendo informação “com acompanhante”.

Menores de 6 anos não pagam passagem, porém, é necessário apresentar certidão de nascimento e estar acompanhado de um responsável.

ÔNIBUS

A frota é operada por 4 consórcios e o Acordo Operacional BRT. Você pode consultar itinerários aqui:


CARRO

Eu, particularmente, evito turistar no Rio de Janeiro de carro. É preciso ter cuidado com as rotas sugeridas pelo GPS e atentar para não entrar em áreas de risco que você não conheça. Dou preferência aos aplicativos de carro e ao transporte público.


Minhas sugestões de experiências acessíveis


PASSEIOS AO AR LIVRE: avenidas, parques e praias


Pão de açúcar e Morro da Urca

Símbolos de acessibilidade


Fotografia de um bondinho aéreo que sai de um morro alto

Foto @jefferson_photo

Já começo dando a minha opinião de que não é à toa que este é um cartão-postal do Rio de Janeiro. O passeio ao Parque Bondinho Pão de Açúcar é muito agradável e revela paisagens lindíssimas. O parque é formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar, que foram interligados por um teleférico, o bondinho, que te leva a uma altura de até 396 metros acima do nível do mar. O parque conta com uma ótima estrutura disponível aos visitantes. Há sanitários acessíveis, bancos para descanso, elevadores, rampas de acesso, lojas, bares e restaurantes. Seja para passeios em família ou trilhas para os aventureiros, belas recordações estarão garantidas. O bilhete para acesso ao bondinho não é barato, estamos falando de 150 reais por pessoa (fevereiro de 2023), mas, para mim, valeu.


Foto @jefferson_photo


Confesso que gosto mais do Rio visto de cima do que vivido lá embaixo. E o passeio no Pão de Açúcar foi o que achei mais bonito entre os passeios que fiz. Recomendo!

 
Figura de uma lâmpada

DICA DA MARI

Aproveite seu dia no Pão de Açúcar e conheça as praias que ficam no entorno do morro da Urca. Eu gostei de passear pela Praia Vermelha.

 

Cristo Redentor e Trem do Corcovado

Símbolos de acessibilidade


Fotografia da estátua do Cristo Redentor de braços abertos

Foto @jefferson_photo


Uma das imagens do Cristo mais famosas do mundo localiza-se no alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. O monumento do Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, após 9 anos de construção. Este símbolo da cidade do Rio de Janeiro foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New Seven Wonders Foundation, da Suíça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. Você pode visitar o monumento quando estiver na cidade e apreciar a vista do alto de seus 38 metros, somados aos 710 metros do Morro do Corcovado.

Fotografia de vista aérea da cidade do Rio de Janeiro com o mar ao fundo

Foto @jefferson_photo


Uma das opções para chegar aos pés do Cristo é pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do Brasil. A estrada foi inaugurada em 1884 pelo Imperador Dom Pedro Segundo, antes mesmo da construção do monumento do Cristo Redentor, sendo a primeira ferrovia eletrificada do país.

O Trem do Corcovado atravessa o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata Atlântica, e chega ao complexo turístico aos pés do Cristo em cerca de 20 minutos de viagem. Na base do monumento há uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida, onde há celebrações católicas como casamentos e batizados.

No local há elevador panorâmico e escada rolante para acesso à área onde turistas do mundo todo tiram sua icônica foto com o Cristo de braços abertos, inclusive eu.

Fotografia da estátua do Cristo Redentor com mulher de pele branca de braços abertos à frente

Foto acervo pessoal


Logo na entrada da estação do trem há sanitários acessíveis e uma recepção para aguardar o horário de embarque, na qual você pode tirar fotos em um painel instagramável instalado no local.

Fotografia de um banco de madeira com uma placa com desenho de um trem escrito Trem do Corcovado

Foto @jefferson_photo

Funcionamento do trem:

De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, com saídas a cada vinte minutos

De sábado, domingo, feriados e emendas de feriados, das 8 às 18 horas, com saídas a cada vinte minutos

Preços dos ingressos do trem (abril de 2023):

Adulto Baixa Temporada 93 reais e 50 centavos

Adulto Alta Temporada 117 reais e 50 centavos

Infantil (de 5 a 11 anos) 64 reais

Crianças até 4 anos não pagam, desde que estejam no colo do seu responsável Idoso - Acima de 60 anos (somente brasileiros) 32 reais

É recomendado comprar os ingressos com antecedência pelo site. Rua Cosme Velho, 513, Cosme Velho

Fonte: https://www.tremdocorcovado.rio/

Outra opção para acesso ao Cristo Redentor é utilizar as vans que partem de pontos diferentes da cidade: Copacabana, Largo do Machado e Paineiras.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Largo do Machado e Copacabana, das 08 às 15 horas | Finais de Semana, das 08 às 16 horas Centro de Visitantes Paineiras, das 08 às 16 horas | Finais de Semana, das 8 às 17 horas


Praias

Fotografia de uma praia com clima nublado

Foto acervo pessoal

É difícil indicar as melhores praias da cidade do Rio de Janeiro porque depende muito dos objetivos e gosto pessoal. Apresento aqui meus comentários sobre algumas praias que são ícones da cidade maravilhosa.

Não é à toa que a praia de Ipanema tornou-se mundialmente conhecida pela música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Morais. Ela realmente é um charme e atrai todo tipo de gente, até por conta da variação entre mar agitado e ondas tranquilas ao longo de seus 2 quilômetros de extensão. A vista do pôr do sol é linda e no Posto 9 está a badalação de jovens e famosos.

Ao lado de Ipanema localiza-se a praia do Arpoador, importante para a história do surfe, com mar agitado. O pôr do sol na pedra do Arpoador vai te conquistar, com certeza! Há uma boa estrutura nas duas praias. Eu achei que valeu muito a pena conhecer.

Fotografia de mulher de pele branca sentada em um banco ao lado de uma estátua de metal de um homem usando óculos, com o mar ao fundo

Foto acervo pessoal

A praia de Copacabana conta com quiosques, ciclovia e uma orla cheia de gente caminhando, praticando esportes e relaxando. Sua marca, o famoso calçadão feito de pedras portuguesas, nos remete às novelas da TV e às canções que eternizaram essa paisagem. Para mim pareceu um lugar para ver e ser visto, com seus hotéis, bares e restaurantes que atraem turistas e locais de dia e de noite. Eu gostei muito da visita ao Forte de Copacabana, quando você aproveita para tirar sua foto com o poeta Drummond.

Fotografia de uma praia com calçadão de cimento e árvores

Foto acervo pessoal

Mesmo sendo uma praia imprópria para banho devido à poluição das águas da Baía de Guanabara, gostei de passear pela orla de Botafogo.


Lapa

Fotografia de uma grande construção antiga em arcos na cor branca

Foto acervo pessoal

A Lapa é um bairro da Zona Central do Rio de Janeiro, famoso pela variedade e quantidade de bares, restaurantes e boates, ou seja, estamos falando de uma área boêmia da cidade. A arquitetura dos "Arcos da Lapa" também tornou-se muito famosa, mas poucos turistas sabem que trata-se de um aqueduto construído no período colonial para ajudar a resolver o problema da falta de água na cidade. Desde 1896 o aqueduto serve como via para o bondinho de Santa Teresa, que passa em cima. A construção de 17 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos é vistosa e merece uma visita.


Jardim Botânico

Fotografia de um jardim com caminho de terra e fonte de água ao fundo

Foto acervo pessoal

Pensa em um passeio gostoso no Rio! Eu adorei conhecer o Jardim Botânico, esse reservatório de parte da nossa memória nacional. Fundado em 1808 por Dom João, príncipe regente de Portugal, o espaço abriga uma enorme variedade de plantas, estufas de orquídeas, bromélias, samambaias e plantas insetívoras, bem como jardins temáticos como o Jardim Japonês. Também é possível apreciar construções históricas como a que foi transformada no Centro de Visitantes, construída no século XVI. A fim de garantir sua preservação, o jardim foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1937. Abaixo, minha foto com as famosas palmeiras imperiais.

Fotografia de caminho de terra com palmeiras dos dois lados e mulher de pele branca sorrindo

Foto acervo pessoal

No quesito acessibilidade, os visitantes podem passear a pé ou de carro elétrico pelas aleias, que são as ruas internas cercadas de árvores. Há um Jardim Sensorial, com plantas aromáticas e placas em BRAILE. Há bicicletário e estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência.

Foto acervo pessoal

Funcionamento:

Segunda a domingo, das 8 às 17 horas

Ingressos (abril de 2023):

Residentes na Área Metropolitana do Rio de Janeiro 17 reais Residentes no Brasil 27 reais É necessário apresentar comprovante de residência e identificação com foto na bilheteria Estudantes, pessoas com deficiência e mais de 60 anos pagam meia entrada

Gratuito para crianças abaixo de 5 anos

Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico


Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares!


Você também pode me seguir no Youtube e Instagram para mais conteúdo sobre cultura, lazer, acessibilidade e inclusão.


Receba em seu e-mail nossas novidades e cortesias, se cadastre aqui!

Comments


bottom of page