A Cidade Maravilhosa aguça a imaginação de quem ainda não esteve por lá. Sua fama ultrapassa as fronteiras brasileiras e atrai visitantes do mundo todo em busca de suas belas paisagens, de sua cultura e de tantas histórias cantadas sobre a cidade. Quer você goste do sotaque local ou não, a verdade é que muita gente quer sentir como é andar pelas calçadas de Copacabana, a famosa princesinha do mar, ou abrir os braços saudando o Cristo que recebe aos visitantes.
Foto @jefferson_photo
A cidade é o maior destino turístico internacional do país e conta com mais de 6 milhões de habitantes circulando por suas praias, ruas e avenidas. O Rio atrai tanto pelas belezas naturais, quanto pela cultura local, marcada por uma história que consagrou a cidade como um dos retratos do Brasil.
Quando ir?
Na cidade os verões são quentes e úmidos e os invernos são quentes e ensolarados. Nas áreas interiores, temperaturas acima de 40 graus são comuns durante o verão, enquanto temperaturas máximas acima de 23 graus podem ocorrer mensalmente. No verão, podem ocorrer chuvas fortes e tempestades.
Movimentando-se
Com cerca de 1200 quilômetros quadrados de área, a cidade se desenvolveu comprimida entre montanhas e morros. O Rio conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado "Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera" pela UNESCO; o Complexo da Quinta da Boa Vista; o Jardim Botânico; o Jardim Zoológico do Rio; o Parque Estadual da Pedra Branca e o Passeio Público. Seu litoral tem 197 quilômetros de extensão e inclui mais de cem ilhas que ocupam 37 quilômetros quadrados. Com uma geografia tão complexa, há uma grande variação das condições dos pavimentos pela cidade. No quesito acessibilidade, a maior parte dos pavimentos públicos não são adequados à uma diversidade de públicos.
METRÔ/ TREM
Foto @jefferson_photo
O MetrôRio possui 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. O metrô desenvolveu um projeto de pentes prolongadores de plataforma (“Gap Fillers”) com sistema automático de iluminação, que reduzem o espaço do vão e direcionam a atenção dos usuários para evitar quedas e tropeços no momento do embarque ou do desembarque. Nas estações e plataformas há mapas táteis do entorno e piso podotátil direcional e de alerta. Rampas e elevadores estão disponíveis em algumas estações. Sugiro consultar o site oficial para confirmação sobre a existência de recursos de acessibilidade, rotas, tarifas e horários:
Outra opção de transporte público na cidade é o VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) que interliga a Região Portuária ao centro financeiro da cidade e Santos Dumont. São três linhas em operação fazendo os percursos Praia Formosa - Santos Dumont (Linha 1), Praia Formosa - Praça Quinze (Linha 2) e Central - Santos Dumont (Linha 3). O sistema é conectado a ônibus convencionais, metrô, trens, barcas, terminal de cruzeiros, além do aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária do Rio.
No quesito acessibilidade, as paradas do VLT ficam a cerca de 20 centímetros de altura, niveladas com as composições e são dotadas de rampas suaves e antiderrapantes que facilitam o acesso. Cada plataforma dispõe de piso podotátil e faixas em alto relevo. O acesso às plataformas conta com sinalização em BRAILE nos corrimãos, informando nome da parada e sentido. Consulte rotas, horários e tarifas:
Já a SuperVia opera o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Infelizmente, as estações de trem são antigas, muitas não têm banheiros públicos, nem recursos de acessibilidade. Em algumas estações a plataforma não tem o mesmo nível do piso dos trens.
BARCAS
A CCR Barcas é a única concessionária de serviços públicos dedicada à operação de transporte de massa no modo aquaviário, com direito de atuação no Estado do Rio de Janeiro, transportando, em média, 40 mil passageiros por dia. A concessionária tem 15 embarcações e opera seis linhas em cinco estações : Praça Quinze, Praça Araribóia, Cocotá, Paquetá e Charitas. Acesse os horários e tarifas no site oficial: https://www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas
Gratuidades
Pessoas com idade superior a 65 anos têm direito à gratuidade, com apresentação de documento com foto.
Estudantes da Rede Pública dos ensinos Fundamental e Médio têm direito à gratuidade no trajeto casa-escola-casa. É obrigatória a apresentação do cartão.
Pessoas com deficiência física comprovada têm direito à gratuidade, além de pessoas com doença crônica física ou mental, que exija tratamento continuado, com respectivo acompanhante, desde que possuam passe especial contendo informação “com acompanhante”.
Menores de 6 anos não pagam passagem, porém, é necessário apresentar certidão de nascimento e estar acompanhado de um responsável.
ÔNIBUS
A frota é operada por 4 consórcios e o Acordo Operacional BRT. Você pode consultar itinerários aqui:
CARRO
Eu, particularmente, evito turistar no Rio de Janeiro de carro. É preciso ter cuidado com as rotas sugeridas pelo GPS e atentar para não entrar em áreas de risco que você não conheça. Dou preferência aos aplicativos de carro e ao transporte público.
Minhas sugestões de experiências acessíveis
PASSEIOS AO AR LIVRE: avenidas, parques e praias
Pão de açúcar e Morro da Urca
Foto @jefferson_photo
Já começo dando a minha opinião de que não é à toa que este é um cartão-postal do Rio de Janeiro. O passeio ao Parque Bondinho Pão de Açúcar é muito agradável e revela paisagens lindíssimas. O parque é formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar, que foram interligados por um teleférico, o bondinho, que te leva a uma altura de até 396 metros acima do nível do mar. O parque conta com uma ótima estrutura disponível aos visitantes. Há sanitários acessíveis, bancos para descanso, elevadores, rampas de acesso, lojas, bares e restaurantes. Seja para passeios em família ou trilhas para os aventureiros, belas recordações estarão garantidas. O bilhete para acesso ao bondinho não é barato, estamos falando de 150 reais por pessoa (fevereiro de 2023), mas, para mim, valeu.
Foto @jefferson_photo
Confesso que gosto mais do Rio visto de cima do que vivido lá embaixo. E o passeio no Pão de Açúcar foi o que achei mais bonito entre os passeios que fiz. Recomendo!
DICA DA MARI
Aproveite seu dia no Pão de Açúcar e conheça as praias que ficam no entorno do morro da Urca. Eu gostei de passear pela Praia Vermelha.
Cristo Redentor e Trem do Corcovado
Foto @jefferson_photo
Uma das imagens do Cristo mais famosas do mundo localiza-se no alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca. O monumento do Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, após 9 anos de construção. Este símbolo da cidade do Rio de Janeiro foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New Seven Wonders Foundation, da Suíça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta. Você pode visitar o monumento quando estiver na cidade e apreciar a vista do alto de seus 38 metros, somados aos 710 metros do Morro do Corcovado.
Foto @jefferson_photo
Uma das opções para chegar aos pés do Cristo é pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do Brasil. A estrada foi inaugurada em 1884 pelo Imperador Dom Pedro Segundo, antes mesmo da construção do monumento do Cristo Redentor, sendo a primeira ferrovia eletrificada do país.
O Trem do Corcovado atravessa o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata Atlântica, e chega ao complexo turístico aos pés do Cristo em cerca de 20 minutos de viagem. Na base do monumento há uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida, onde há celebrações católicas como casamentos e batizados.
No local há elevador panorâmico e escada rolante para acesso à área onde turistas do mundo todo tiram sua icônica foto com o Cristo de braços abertos, inclusive eu.
Foto acervo pessoal
Logo na entrada da estação do trem há sanitários acessíveis e uma recepção para aguardar o horário de embarque, na qual você pode tirar fotos em um painel instagramável instalado no local.
Foto @jefferson_photo
Funcionamento do trem:
De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, com saídas a cada vinte minutos
De sábado, domingo, feriados e emendas de feriados, das 8 às 18 horas, com saídas a cada vinte minutos
Preços dos ingressos do trem (abril de 2023):
Adulto Baixa Temporada 93 reais e 50 centavos
Adulto Alta Temporada 117 reais e 50 centavos
Infantil (de 5 a 11 anos) 64 reais
Crianças até 4 anos não pagam, desde que estejam no colo do seu responsável Idoso - Acima de 60 anos (somente brasileiros) 32 reais
É recomendado comprar os ingressos com antecedência pelo site. Rua Cosme Velho, 513, Cosme Velho
Fonte: https://www.tremdocorcovado.rio/
Outra opção para acesso ao Cristo Redentor é utilizar as vans que partem de pontos diferentes da cidade: Copacabana, Largo do Machado e Paineiras.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Largo do Machado e Copacabana, das 08 às 15 horas | Finais de Semana, das 08 às 16 horas Centro de Visitantes Paineiras, das 08 às 16 horas | Finais de Semana, das 8 às 17 horas
Praias
Foto acervo pessoal
É difícil indicar as melhores praias da cidade do Rio de Janeiro porque depende muito dos objetivos e gosto pessoal. Apresento aqui meus comentários sobre algumas praias que são ícones da cidade maravilhosa.
Não é à toa que a praia de Ipanema tornou-se mundialmente conhecida pela música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Morais. Ela realmente é um charme e atrai todo tipo de gente, até por conta da variação entre mar agitado e ondas tranquilas ao longo de seus 2 quilômetros de extensão. A vista do pôr do sol é linda e no Posto 9 está a badalação de jovens e famosos.
Ao lado de Ipanema localiza-se a praia do Arpoador, importante para a história do surfe, com mar agitado. O pôr do sol na pedra do Arpoador vai te conquistar, com certeza! Há uma boa estrutura nas duas praias. Eu achei que valeu muito a pena conhecer.
Foto acervo pessoal
A praia de Copacabana conta com quiosques, ciclovia e uma orla cheia de gente caminhando, praticando esportes e relaxando. Sua marca, o famoso calçadão feito de pedras portuguesas, nos remete às novelas da TV e às canções que eternizaram essa paisagem. Para mim pareceu um lugar para ver e ser visto, com seus hotéis, bares e restaurantes que atraem turistas e locais de dia e de noite. Eu gostei muito da visita ao Forte de Copacabana, quando você aproveita para tirar sua foto com o poeta Drummond.
Foto acervo pessoal
Mesmo sendo uma praia imprópria para banho devido à poluição das águas da Baía de Guanabara, gostei de passear pela orla de Botafogo.
Lapa
Foto acervo pessoal
A Lapa é um bairro da Zona Central do Rio de Janeiro, famoso pela variedade e quantidade de bares, restaurantes e boates, ou seja, estamos falando de uma área boêmia da cidade. A arquitetura dos "Arcos da Lapa" também tornou-se muito famosa, mas poucos turistas sabem que trata-se de um aqueduto construído no período colonial para ajudar a resolver o problema da falta de água na cidade. Desde 1896 o aqueduto serve como via para o bondinho de Santa Teresa, que passa em cima. A construção de 17 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos é vistosa e merece uma visita.
Jardim Botânico
Foto acervo pessoal
Pensa em um passeio gostoso no Rio! Eu adorei conhecer o Jardim Botânico, esse reservatório de parte da nossa memória nacional. Fundado em 1808 por Dom João, príncipe regente de Portugal, o espaço abriga uma enorme variedade de plantas, estufas de orquídeas, bromélias, samambaias e plantas insetívoras, bem como jardins temáticos como o Jardim Japonês. Também é possível apreciar construções históricas como a que foi transformada no Centro de Visitantes, construída no século XVI. A fim de garantir sua preservação, o jardim foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1937. Abaixo, minha foto com as famosas palmeiras imperiais.
Foto acervo pessoal
No quesito acessibilidade, os visitantes podem passear a pé ou de carro elétrico pelas aleias, que são as ruas internas cercadas de árvores. Há um Jardim Sensorial, com plantas aromáticas e placas em BRAILE. Há bicicletário e estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência.
Foto acervo pessoal
Funcionamento:
Segunda a domingo, das 8 às 17 horas
Ingressos (abril de 2023):
Residentes na Área Metropolitana do Rio de Janeiro 17 reais Residentes no Brasil 27 reais É necessário apresentar comprovante de residência e identificação com foto na bilheteria Estudantes, pessoas com deficiência e mais de 60 anos pagam meia entrada
Gratuito para crianças abaixo de 5 anos
Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Você também pode me seguir no Youtube e Instagram para mais conteúdo sobre cultura, lazer, acessibilidade e inclusão.
Receba em seu e-mail nossas novidades e cortesias, se cadastre aqui!
Comments