A cidade tem diversos atrativos que potencializam sua vocação turística. O clima é agradável, há muitas belezas naturais e uma infraestrutura adequada para receber os visitantes. Os atrativos culturais incluem a arquitetura, que conta um pouco da história da cidade, bem como equipamentos culturais. Seu potencial turístico lhe rendeu o título de Município de Interesse Turístico, conferido pelo governo do Estado de São Paulo.
Portal TERRA GUARAREMENSE
Foto @jefferson_photo
Guararema é um dos 11 municípios do Alto Tietê. Tornou-se cidade independente por Lei Estadual número 1038, de 19 de dezembro de 1906. Os parques, praças, rios e cachoeiras são uma boa pedida para o público em geral aproveitar dias mais quentes. A seguir, indico espaços de cultura que considero minimamente adequados para receber uma pluralidade de públicos.
Minhas sugestões de experiências acessíveis
Estação Literária Professora Maria de Lourdes Evora Camargo
Foto @jefferson_photo
Equipamento cultural dedicado à literatura e ao incentivo à leitura. O espaço físico é muito bem conservado e acolhedor. Com a proposta de oferecer mobilidade e acessibilidade não existem paredes nos pisos superior e térreo, a altura das estantes e a disposição do acervo são adequadas para todos os públicos. O prédio de dois andares tem elevador para acesso ao piso superior, bem como rampas de acesso externo e interno e piso podotátil de alerta e direcional. As passagens e portas são largas e há sanitários acessíveis.
Foto @jefferson_photo
São disponibilizados livros, DVDs, CDs, jogos e brinquedos para consulta no local e empréstimo via cadastro. O espaço promove a diversidade de públicos em seus eventos e nos materiais disponíveis. No acervo há livros em BRAILE, audiolivros, livros com letras e imagens aumentadas.
Foto @jefferson_photo
O local tem um espaço reservado para acesso à auxílios para cegueira, baixa visão e limitações motoras. Há o auxílio de videoampliação, um modelo de mesa que possibilita adequar o contraste, o brilho e as cores, apresenta polaridades reversas, linhas-guia e ampliações variadas para facilitar a leitura. Há também o leitor autônomo que digitaliza textos e os converte em áudio, fazendo a leitura em poucos segundos. O leitor também pode ser conectado à Linha Braille que exibe em BRAILE a informação do documento. Esse dispositivo permite a visualização das letras no sistema BRAILE. E o mais importante, há funcionários treinados para auxiliar os usuários no uso desses equipamentos.
Foto @jefferson_photo
Rua 19 de Setembro, 233, Centro
Telefone: (11) 4695-3871
LINK: http://www.guararema.sp.gov.br/649/estao+literria/
Estação Central
Assim como a história de outras cidades da região, a de Guararema é fortemente marcada pela presença da Estrada de Ferro Central do Brasil. A Estação Central foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970.
Foto @jefferson_photo
Após seu restauro, os visitantes podem fazer um passeio turístico-cultural de Maria-Fumaça (pago) e apreciar uma exposição gratuita com peças históricas, além de conhecer a própria estação. Infelizmente o espaço não é adequado para todos os públicos, uma vez que há degraus nos pavimentos e as rampas e passagens não são adaptadas. Também não há adequações de comunicação como sinalização tátil e ampliada. Visitantes com limitações motoras encontrarão certa dificuldade.
Foto @jefferson_photo
Estação Ferroviária Luís Carlos
Foto @jefferson_photo
A Estação foi inaugurada em 1914 e seu nome presta homenagem ao Doutor Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, chefe do Segundo Distrito da Central do Brasil. O passeio de Maria-Fumaça sai da Estação Central levando os visitantes até a Estação Luís Carlos, onde desembarcam na Vila. Há uma rampa móvel que é acoplada aos vagões de trem para o desembarque de pessoas com limitações motoras.
Foto @jefferson_photo
A Prefeitura de Guararema tombou 20 fachadas de casas ao redor da Estação datadas da década de 1920. A arquitetura remete às fachadas das estações inglesas do século XIX. Atualmente a Vila é um complexo turístico onde as casas são utilizadas como lojas, cafeteria, sorveteria, bar, entre outros. O pavimento pode apresentar certa dificuldade de locomoção, visto tratar-se de pedras com desníveis.
Foto @jefferson_photo
Centro de Atendimento ao Turista: sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas
Horário dos comércios: a maioria abre aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas (horários flexíveis)
Banheiros públicos acessíveis: todos os dias, das 8 às 20 horas
Há vagas de estacionamento reservadas para idosos e PCD
Centro Cultural Municipal “Nelson da Silva Braga”
Foto @jefferson_photo
O Centro Cultural oferece oficinas gratuitas de música, desenho, pintura, teatro e ações permanentes de formação. Todos os anos são abertas inscrições para a criação de turmas de todas as idades e perfis.
Foto @jefferson_photo
O espaço conta com um palco aberto para apresentações dos alunos, banheiros acessíveis, pavimento sem degraus, rampas, passagens e portas adequadas para todos os públicos e piso tátil de alerta.
Foto @jefferson_photo
Praça Coronel Brasílio Fonseca, 54, Centro
Telefone: (11) 4695-1793 e (11) 4695-4972
Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello
Foto @jefferson_photo
O Parque é um amplo espaço de convivência para passeios ao ar livre. O pavimento de pedras encontra-se bem conservado e as ruas do entorno têm semáforo adequado com sinal sonoro para pessoas com cegueira e baixa visão, há rampas de acesso às faixas de pedestre e piso tátil de alerta. No local funciona o Centro Artesanal “Dona Nenê”, dedicado à venda de artesanato local. Nos dias quentes você pode entrar e aproveitar para se refrescar nesse espaço climatizado!
Foto @jefferson_photo
Rua Padre Cornélio, travessa da Rua 19 de Setembro
Atendimento:
Quarta à sexta-feira, das 12 às 18 horas
Sábados, domingo e feriados, das 11 às 19 horas
Horário de funcionamento dos banheiros públicos: todos os dias, das 8 às 21 horas
DICA DA MARI
Neste parque há um bondinho que oferece passeios pagos pela cidade. Se for para pagar, eu recomendo a Maria-Fumaça que sai da Estação Central. O passeio é bem mais interessante.
Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”
Foto @jefferson_photo
O mirante oferece uma vista privilegiada para o Centro da cidade, para o Rio Paraíba do Sul e para a Mata Atlântica. Infelizmente, a luneta disponibilizada no espaço “Admirar” não é acessível para todos os públicos devido à altura da instalação. Ainda assim, vale a paisagem a olho nu.
Foto @jefferson_photo
No pavimento principal o destaque é a praça agradável para descanso, com fontes de água interativas que refrescam a criançada em dias quentes.
Foto @jefferson_photo
No estacionamento principal há apenas 1 vaga PCD e o pavimento é de pedras com algum desnível.
No estacionamento A, um pouco abaixo do principal, há 1 vaga PCD e o acesso à praça das fontes é feito apenas por escadas.
Por fim, no estacionamento B há 2 vagas PCD e 2 vagas para idosos. O acesso ao estacionamento A e praça das fontes só pode ser feito por escadas, com cerca de 50 degraus. Os banheiros acessíveis encontram-se nesse pavimento. Neste espaço há um restaurante muito agradável para um passeio em finais de semana.
Foto @jefferson_photo
Apesar das limitações de locomoção, em todos os pavimentos é possível apreciar uma linda paisagem e desfrutar de bons momentos de tranquilidade.
Rua Inocêncio de Melo, 335, Centro
Atendimento:
Terça-feira a domingo, feriados e pontes de feriados, das 7 às 23 horas
Horário de funcionamento dos banheiros:
Terça-feira à domingo, feriados e pontes de feriados, das 9 às 20 horas
Horário de funcionamento do Restaurante: todos os dias, das 11 às 21 horas
Pau D'Alho
Foto @jefferson_photo
O Recanto do Américo ou Pau D'Alho é uma área ao ar livre que interliga uma praça com quiosques, bancos, alambrados e decks com banheiros e lanchonete às pontes que levam a diferentes pontos do Rio Paraíba do Sul. No local é possível apreciar espécies nativas da Mata Atlântica e descansar à sombra fresca das árvores. Há um elevador de acesso dos decks ao nível das pontes, mas é bom checar seu funcionamento antes de ir. O acesso às pontes é feito por plataformas de madeira.
Foto @jefferson_photo
Rua Coronel Ramalho, Centro
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Você também pode me seguir no Youtube e Instagram para mais conteúdo sobre cultura, lazer, acessibilidade e inclusão.
Receba em seu e-mail nossas novidades e cortesias, se cadastre aqui!
Comments