top of page
Foto do escritorMariana Oliveira Arantes

Guararema: município de interesse turístico

Atualizado: 16 de jan.

A cidade tem diversos atrativos que potencializam sua vocação turística. O clima é agradável, há muitas belezas naturais e uma infraestrutura adequada para receber os visitantes. Os atrativos culturais incluem a arquitetura, que conta um pouco da história da cidade, bem como equipamentos culturais. Seu potencial turístico lhe rendeu o título de Município de Interesse Turístico, conferido pelo governo do Estado de São Paulo.

Avenida de 2 vias com um portal de entrada da cidade no canteiro central. Monumento grande com as estátuas de 3 homens.

Portal TERRA GUARAREMENSE

Foto @jefferson_photo


Guararema é um dos 11 municípios do Alto Tietê. Tornou-se cidade independente por Lei Estadual número 1038, de 19 de dezembro de 1906. Os parques, praças, rios e cachoeiras são uma boa pedida para o público em geral aproveitar dias mais quentes. A seguir, indico espaços de cultura que considero minimamente adequados para receber uma pluralidade de públicos.


Minhas sugestões de experiências acessíveis


Estação Literária Professora Maria de Lourdes Evora Camargo

Símbolos de acessibilidade


Prédio de 2 andares com acabamento espelhado. Porta central com escadas e rampa de acesso lateral. Jardim com 3 árvores na calçada da frente.

Foto @jefferson_photo

Equipamento cultural dedicado à literatura e ao incentivo à leitura. O espaço físico é muito bem conservado e acolhedor. Com a proposta de oferecer mobilidade e acessibilidade não existem paredes nos pisos superior e térreo, a altura das estantes e a disposição do acervo são adequadas para todos os públicos. O prédio de dois andares tem elevador para acesso ao piso superior, bem como rampas de acesso externo e interno e piso podotátil de alerta e direcional. As passagens e portas são largas e há sanitários acessíveis.

Foto @jefferson_photo

São disponibilizados livros, DVDs, CDs, jogos e brinquedos para consulta no local e empréstimo via cadastro. O espaço promove a diversidade de públicos em seus eventos e nos materiais disponíveis. No acervo há livros em BRAILE, audiolivros, livros com letras e imagens aumentadas.

Sala com 5 prateleiras baixas com livros. Placa em uma das prateleiras escrito inclusão, Braille, livro falado.

Foto @jefferson_photo

O local tem um espaço reservado para acesso à auxílios para cegueira, baixa visão e limitações motoras. Há o auxílio de videoampliação, um modelo de mesa que possibilita adequar o contraste, o brilho e as cores, apresenta polaridades reversas, linhas-guia e ampliações variadas para facilitar a leitura. Há também o leitor autônomo que digitaliza textos e os converte em áudio, fazendo a leitura em poucos segundos. O leitor também pode ser conectado à Linha Braille que exibe em BRAILE a informação do documento. Esse dispositivo permite a visualização das letras no sistema BRAILE. E o mais importante, há funcionários treinados para auxiliar os usuários no uso desses equipamentos.

2 estações de trabalho com 4 cadeiras. Em cima das mesas computador com videoampliação, leitor autônomo e linha Braille.

Foto @jefferson_photo


Rua 19 de Setembro, 233, Centro

Telefone: (11) 4695-3871

LINK: http://www.guararema.sp.gov.br/649/estao+literria/


Estação Central

Assim como a história de outras cidades da região, a de Guararema é fortemente marcada pela presença da Estrada de Ferro Central do Brasil. A Estação Central foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970.

Foto @jefferson_photo

Após seu restauro, os visitantes podem fazer um passeio turístico-cultural de Maria-Fumaça (pago) e apreciar uma exposição gratuita com peças históricas, além de conhecer a própria estação. Infelizmente o espaço não é adequado para todos os públicos, uma vez que há degraus nos pavimentos e as rampas e passagens não são adaptadas. Também não há adequações de comunicação como sinalização tátil e ampliada. Visitantes com limitações motoras encontrarão certa dificuldade.

Pessoa com órtese na perna entrando em uma porta com degrau.

Foto @jefferson_photo


Estação Ferroviária Luís Carlos

Placa de parque escrito Estação Luís Carlos, Árvores ao fundo.

Foto @jefferson_photo

A Estação foi inaugurada em 1914 e seu nome presta homenagem ao Doutor Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, chefe do Segundo Distrito da Central do Brasil. O passeio de Maria-Fumaça sai da Estação Central levando os visitantes até a Estação Luís Carlos, onde desembarcam na Vila. Há uma rampa móvel que é acoplada aos vagões de trem para o desembarque de pessoas com limitações motoras.

Rampa móvel de acesso na plataforma de trem.

Foto @jefferson_photo

A Prefeitura de Guararema tombou 20 fachadas de casas ao redor da Estação datadas da década de 1920. A arquitetura remete às fachadas das estações inglesas do século XIX. Atualmente a Vila é um complexo turístico onde as casas são utilizadas como lojas, cafeteria, sorveteria, bar, entre outros. O pavimento pode apresentar certa dificuldade de locomoção, visto tratar-se de pedras com desníveis.

Praça com pavimento de pedra, bancos, árvores e casas antigas ao fundo. Igreja azul e branca ao fundo.

Foto @jefferson_photo


Centro de Atendimento ao Turista: sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas

Horário dos comércios: a maioria abre aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas (horários flexíveis)

Banheiros públicos acessíveis: todos os dias, das 8 às 20 horas

Há vagas de estacionamento reservadas para idosos e PCD


Centro Cultural Municipal “Nelson da Silva Braga”

Casa amarela e marrom com rampa de acesso com corrimão na entrada principal.

Foto @jefferson_photo

O Centro Cultural oferece oficinas gratuitas de música, desenho, pintura, teatro e ações permanentes de formação. Todos os anos são abertas inscrições para a criação de turmas de todas as idades e perfis.

Sala com piso de madeira, 3 pianos, uma mesa no centro, 2 bancos e 4 cadeiras.

Foto @jefferson_photo


O espaço conta com um palco aberto para apresentações dos alunos, banheiros acessíveis, pavimento sem degraus, rampas, passagens e portas adequadas para todos os públicos e piso tátil de alerta.

Espaço interno da casa com varanda coberta com bancos, mesas e cadeiras. Quintal descoberto com pequeno palco de alvenaria com rampa de acesso lateral com corrimão.

Foto @jefferson_photo


Praça Coronel Brasílio Fonseca, 54, Centro

Telefone: (11) 4695-1793 e (11) 4695-4972


Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello

Praça ampla com jardins, caminhos de pavimento de pedra e bancos. Construção térrea com paredes de vidro ao fundo.

Foto @jefferson_photo

O Parque é um amplo espaço de convivência para passeios ao ar livre. O pavimento de pedras encontra-se bem conservado e as ruas do entorno têm semáforo adequado com sinal sonoro para pessoas com cegueira e baixa visão, há rampas de acesso às faixas de pedestre e piso tátil de alerta. No local funciona o Centro Artesanal “Dona Nenê”, dedicado à venda de artesanato local. Nos dias quentes você pode entrar e aproveitar para se refrescar nesse espaço climatizado!

Foto @jefferson_photo


Rua Padre Cornélio, travessa da Rua 19 de Setembro

Atendimento:

Quarta à sexta-feira, das 12 às 18 horas

Sábados, domingo e feriados, das 11 às 19 horas

Horário de funcionamento dos banheiros públicos: todos os dias, das 8 às 21 horas

 
Figura de uma lâmpada

DICA DA MARI


Neste parque há um bondinho que oferece passeios pagos pela cidade. Se for para pagar, eu recomendo a Maria-Fumaça que sai da Estação Central. O passeio é bem mais interessante.

 

Mirante “Prefeito Gerbásio Marcelino”

Vista da paisagem da cidade com montanhas ao fundo e céu azul

Foto @jefferson_photo

O mirante oferece uma vista privilegiada para o Centro da cidade, para o Rio Paraíba do Sul e para a Mata Atlântica. Infelizmente, a luneta disponibilizada no espaço “Admirar” não é acessível para todos os públicos devido à altura da instalação. Ainda assim, vale a paisagem a olho nu.

Luneta de 1 metro de altura fixada no deck de madeira ao ar livre. Grade de contenção. Paisagem de floresta ao fundo.

Foto @jefferson_photo

No pavimento principal o destaque é a praça agradável para descanso, com fontes de água interativas que refrescam a criançada em dias quentes.

Foto @jefferson_photo

No estacionamento principal há apenas 1 vaga PCD e o pavimento é de pedras com algum desnível.

No estacionamento A, um pouco abaixo do principal, há 1 vaga PCD e o acesso à praça das fontes é feito apenas por escadas.

Por fim, no estacionamento B há 2 vagas PCD e 2 vagas para idosos. O acesso ao estacionamento A e praça das fontes só pode ser feito por escadas, com cerca de 50 degraus. Os banheiros acessíveis encontram-se nesse pavimento. Neste espaço há um restaurante muito agradável para um passeio em finais de semana.

Foto @jefferson_photo

Apesar das limitações de locomoção, em todos os pavimentos é possível apreciar uma linda paisagem e desfrutar de bons momentos de tranquilidade.


Rua Inocêncio de Melo, 335, Centro

Atendimento:

Terça-feira a domingo, feriados e pontes de feriados, das 7 às 23 horas

Horário de funcionamento dos banheiros:

Terça-feira à domingo, feriados e pontes de feriados, das 9 às 20 horas

Horário de funcionamento do Restaurante: todos os dias, das 11 às 21 horas


Pau D'Alho

Praça com pavimento de pedra e caminho de madeira com bancos, quiosques e árvores.

Foto @jefferson_photo

O Recanto do Américo ou Pau D'Alho é uma área ao ar livre que interliga uma praça com quiosques, bancos, alambrados e decks com banheiros e lanchonete às pontes que levam a diferentes pontos do Rio Paraíba do Sul. No local é possível apreciar espécies nativas da Mata Atlântica e descansar à sombra fresca das árvores. Há um elevador de acesso dos decks ao nível das pontes, mas é bom checar seu funcionamento antes de ir. O acesso às pontes é feito por plataformas de madeira.

Rampa de acesso à ponte sobre rio com corrimão. Árvores ao fundo.

Foto @jefferson_photo


Rua Coronel Ramalho, Centro


Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares!


Você também pode me seguir no Youtube e Instagram para mais conteúdo sobre cultura, lazer, acessibilidade e inclusão.


Receba em seu e-mail nossas novidades e cortesias, se cadastre aqui!



Comments


bottom of page