OS JARDINS DE MONET
Na cidade Giverny, localizada a cerca de 75 quilômetros de Paris, encontra-se a casa e os jardins onde o pintor francês Claude Monet morou e pintou por 43 anos, entre 1883 e 1926.
Este foi um dos jardins mais bonitos em que já estive!
Foto @jefferson_photo
Quando ir?
Na França as estações do ano são bem marcadas, com mudanças de paisagens que fazem com que cada época tenha o seu próprio charme. O verão (de junho a setembro) é quente, podendo chegar a 30 graus, com possibilidade de chuvas e dias mais longos, com pôr do sol às 22 horas. Devido às férias escolares que ocorrem nessa época, é considerada alta temporada. O inverno (dezembro a março) tem dias muito frios, com temperaturas abaixo de 0 graus, com a possibilidade de escurecer às 17 horas e nevar. As temperaturas mais amenas ocorrem no Outono e na Primavera, quando você pode apreciar os jardins floridos e preços menos altos. O museu que abriga a casa e os jardins de Monet abre suas portas no início da primavera, no final de março, e fecha suas portas no inverno, geralmente dia 1 de novembro. Visitei na primavera, em maio, e foi uma experiência inesquecível.
Movimentando-se
Fondation Claude Monet, rue Claude Monet 27620 Giverny
COMO CHEGAR (saindo de Paris):
TREM + CARRO OU ÔNIBUS
Descer na estação Vernon-Giverny (linha Paris / Rouen / Le Havre)
Embarque na estação Saint-Lazare Paris
A viagem dura cerca de 45 minutos
Ao chegar em Vernon você pode alugar um carro nas locadoras perto da estação, pegar um táxi ou Uber ou pegar um ônibus especial que sai de perto da estação de trem. Tem também um trenzinho que sai da porta da estação. Serão 7 quilômetros até a casa de Monet.
O QUE FAZER
Fondation Claude Monet
Quando Monet e sua família se estabeleceram em Giverny, em 1883, o pedaço de terra que descia da casa até a estrada foi plantado com um pomar e cercado por altos muros de pedra. Monet fez um jardim cheio de perspectivas, simetrias e cores que é preservado pela Fondation e aberto para visitas. No passeio você também pode conhecer a casa em que a família viveu e apreciar várias obras do pintor.
Foto @jefferson_photo
Há duas partes no jardim de Monet: um jardim de flores chamado Clos Normand na frente da casa e um jardim aquático de inspiração japonesa do outro lado da estrada. Na foto acima estou na famosa ponte japonesa eternizada em diversas obras de Monet. Visitar o jardim é se sentir dentro de um dos quadros do pintor!
Foto @jefferson_photo
O terreno é dividido em canteiros onde flores de diferentes alturas criam volume. Monet misturou as flores mais simples (margaridas e papoulas) com as variedades mais raras. O beco central é coberto por arcos de ferro nos quais crescem rosas trepadeiras. Outras roseiras cobrem a balaustrada ao longo da casa.
DICA DA MARI
Aqui você pode consultar um calendário com as datas de florada de cada espécie de flores do jardim de Monet
Foto @jefferson_photo
Aproveite para visitar a casa da família Monet, que é uma graça. Da janela do quarto de Monet ele via seus jardins floridos. Assim a gente entende de onde veio a inspiração para os quadros!
Foto @jefferson_photo
O Museu é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e aceita receber cães guia.
FUNCIONAMENTO: diariamente, das 10 às 18 horas
ENTRADA (fevereiro 2023):
Adultos 13 euros
Crianças acima de 7 anos e estudantes 8 euros e 50 centavos
PCD 7 euros e 50 centavos
Crianças abaixo de 7 anos gratuito
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares!
Você também pode me seguir no Youtube e Instagram para mais conteúdo sobre cultura, lazer, acessibilidade e inclusão.
Receba em seu e-mail nossas novidades e cortesias, se cadastre aqui!
Comments