LIVROS
Este Roteiro é o meu jeito de compartilhar passeios inclusivos e roteiros de viagem acessíveis. Em minha busca por compreender meu lugar no mundo descobri a importância de me posicionar como pessoa com deficiência física, adquirida aos 10 anos de idade, como sequela de um câncer. Assim, procurando visibilizar iniciativas que visam a inclusão, o projeto intitulado “Mundo em Conta” tem o objetivo de mapear espaços de cultura acessíveis e inclusivos, trabalhando com o conceito de curadorias acessíveis.
Nos capítulos do Roteiro faço minhas considerações sobre os 198 equipamentos culturais administrados por Secretarias de Cultura visitados ao longo de 2022. O objetivo foi analisar tecnicamente como cada espaço lida com as 6 dimensões da acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática. Essas visitas técnicas foram realizadas nas 38 cidades que compõem a região da Grande São Paulo, excluindo a capital, devido à quantidade de publicações já existentes sobre seus equipamentos culturais. Nos textos sobre cada cidade também aparecem informações coletadas em entrevistas realizadas com os secretários de cultura que aceitaram participar do projeto, bem como as conversas com usuários dos locais visitados.
Espero que as dicas e informações disponibilizadas neste Roteiro ajudem mais pessoas a saírem de suas casas e ocuparem os espaços públicos, participando das atividades culturais e artísticas ofertadas nos equipamentos culturais governamentais, rompendo barreiras que impedem o exercício de sua plena cidadania participativa.
Estamos aqui para levar todos os mundos em conta!